Page 15 - Livro
P. 15
de políticas de recursos humanos e introdução de inovação na gestão de
pessoas no estado.
2- Desenvolver inteligência interna à SES na investigação de recursos humanos,
fortalecendo sua capacidade de agir como agente regulador tanto no campo da
formação/qualificação de pessoal, como na gestão do trabalho de seu pessoal
próprio e na elaboração de políticas conjuntas aos municípios do estado.
Para a estruturação do Observatório foram considerados alguns critérios: não se
tratava da constituição de um grupo de pesquisa novo, homogeneamente
estabelecido e instalado dentro dos muros protegidos da universidade. Também não
se pretendia uma estação oficial organizada exclusivamente dentro da SES, na
medida em que o olhar crítico, externo seria fundamental para orientar e refletir sobre
as políticas e tendências em curso. O que se desejava era organizar uma estação que
pudesse estar mais próxima políticas públicas, pelo menos em termos de identificação
das questões da gestão, estimulando a articulação de diferentes grupos em torno do
tema e contribuindo para o desenvolvimento da capacidade interna na Secretaria.
Assim, por um lado, era necessário contar com parceiros que, ao mesmo tempo em
que apresentassem experiência com a gestão pública de saúde, também possuíssem
expertise e produção na área de recursos humanos em saúde. Por outro lado, se a
intenção era constituir parcerias, trocas e intercambio de conhecimento, seria
desejável que estes atuassem em áreas complementares. Nesse sentido, deveriam
ser grupos que, respeitando plenamente a autonomia entre si, apresentassem
identidade de trabalho e de preferencia experiência de trabalho conjunto. Finalmente,
esse arranjo deveria ser constituído de forma a permitir agilidade na captação e
gestão de recursos para o desenvolvimento das pesquisas.
Após diversas tratativas, em função das experiências anteriores de trabalho, o
CEALAG e o GV-SAÚDE, identificam a possibilidade de vir a compor essa Estação,
em parceria com a SES. Articulam-se, assim, dois grupos de investigação e
consultoria com portfolios bastante expressivos em termos de produção científica e
experiência com a gestão pública, mas também com características complementares.
xv